segunda-feira, 9 de junho de 2014

Estratégico sem ser desonesto

Ao que parece, existe uma confusão generalizada em Administração, principalmente na Administração Pública, em relação ao termo estratégico e ao uso que dele se faz. É perfeitamente possível ser estratégico sem ser desonesto. A crença de que estratégia tem sempre relação com desonestidade precisa ser derrubada. Vivi um tempo, na universidade brasileira, no qual as pessoas abusavam desse tipo de expediente. Quer nas reuniões dos conselhos superiores, quer nas assembleias de estudantes, técnicos e professores, existiam aqueles que eram os últimos a se inscreverem para poder fazer prevalecer suas posições e seus discursos. Aos poucos, "a estratégia" foi descoberta. Tipo de prática deixou de ser corriqueira. Longos e vazios discursos, enxurradas de inscrições, também tinham o objetivo de esvaziar as reuniões ou assembleias a fim de ser aprovado aquilo que as lideranças desejavam. Com a chegada ao poder dos nosso antigos "ídolos" da esquerda, "a estratégia" foi combatida por quem sabia demais como usá-la. Mas, ficou a impressão que para ser estratégico se tem de usar, quase sempre, algum tipo de artimanha. É um desafio vencer esta crença. Cabe a nós, todos, enfrentá-lo.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.