sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

A regulamentação da profissão de cientista

Dia desses vi no Facebook uma página de coleta de assinaturas para que seja enviado ao Congresso Nacional um Projeto Popular de Lei que propõe a regulamentação da profissão de cientista. Ser profissional regulamentado ou não, eis a questão. E é nesta seara que farei a minha reflexão. Nós, os cientistas e pesquisadores, devemos ter a profissão regulamentada? Passaríamos a ter um curso de graduação, digamos, “em cientista”? Um bacharelado para formar pesquisadores? Particularmente entendo que em um mundo moderno, da velocidade com que as mudanças ocorrem regulamentar profissões é um atraso sem tamanho. Emperra os avanços do conhecimento e as possibilidades de inovações e aquisição de novos conhecimentos. Não consigo ver o conhecimento preso às caixinhas das corporações profissionais. Já pensarem em a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) se transformar no Sindicato dos Cientistas ou coisa parecida? Não! Eu não estou convencido de que devamos ter a profissão de cientista regulamentada. Creio que o tema deve ser muito mais aprofundado e não pode surgir de uma emenda popular. Seria muito populismo para pouca Ciência.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.