terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O jornalismo que esconde fatos

Que no jornalismo do Amazonas, os fatos só são divulgados se forem de interesse de quem ocupa o poder, é fato. Que o jornalismo brasileiro também perdeu e vergonha e virou um disse-me-disse provinciano, está cada vez mais evidente. É de se perguntar, entre nós, professores e professores de jornalismo, qual foi o nosso erro? Não tenho resposta, só sei que “rola” no mundo um dos maiores escândalos financeiros, o do HSBC, e, aqui entre nós, é como se nada houvesse. Será que os U$ 7 bilhões de recursos de brasileiros ou de quem tem negócios com brasileiros não quer dizer nada? Ou, como entre nós, os brasileiros, sete é conta de mentiroso, não vale a pena divulgar? O jornalismo brasileiro, a cada dia, é capaz de me envergonhar mais. Chego a questionar o próprio trabalho de professor de jornalismo. Será que cumprimos o nosso papel? De que adiantam as escolas de jornalismo se temos uma prática tão condenável e vergonhosa em relação à sociedade? Não tenho respostas, mas, muitas indagações. E uma certeza: é vergonhoso que a grande imprensa brasileira esconda fatos. Ao que parece, o Petrolão não passa da ponta de um iceberg financeiro de proporções internacionais. Mas, como isso não é de interesse de quem quer ver o Governo da presidente Dilma Rousseff (PT) acuado, melhor não mostrar. Vergonhoso o papel da imprensa brasileira!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.