domingo, 15 de fevereiro de 2015

Aprender com os jovens

Penso que nós, os professores e professoras, talvez devêssemos aprender um pouco com os jovens. Falamos tanto em educar para a autonomia e para a democracia, mas, pelo visto, praticamos pouco o que tanto defendemos. Será que o nosso discurso não é da liberdade, mas, a pedagogia é da opressão? Quando digo que devemos aprender com os jovens, falo no campo da alegria e, às vezes, até da irreverência, sem deixar que se aproxime da irresponsabilidade. O que não podemos é nos afastar em demasia deles, sob pena de o professo educacional fracassar. E não por culpa deles, mas, da nossa sisudez, da nossa inflexibilidade. Pensar o processo de educação como uma cumplicidade de muitos, dentre eles, nós, os professores e professoras, é fundamental para que tenhamos sucesso. Sem que seja assim, atribuiremos sempre o fracasso a eles como se nós fizéssemos tudo “direitinho” e eles não tivessem interesse. Cabe a nós despertar o interesse. E, talvez, aos nos aproximarmos, tenhamos mais chances de acertarmos. Vale a pena experimentar!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.