sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O olhar econômico vence o olhar científico

O pano de fundo para a proposta de extinguir a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), além das óbvias questões políticas, é algo jamais revelado: o controle dos recursos que, no modelo atual, são distribuídos por mérito científico e que, no novo modelo proposta, passam a se guiar meramente pela lógica econômica. Transformada em Departamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), a SECTI deixa de ter as decisões balizadas no olhar dos cientistas e pesquisadores e passa e se guiar pela lógica de quem ocupar o cargo de Secretário de Planejamento. Por mais que seja alguém de mente arejada, sempre verá o uso de recursos para Ciência, Tecnologia e Inovação como gasto e não investimento. Acontece que os resultados dos investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação nem sempre são imediatos. E é exatamente este o receio dos pesquisadores e cientistas que reagiram ao fim da SECTI: o receio que o mérito acadêmico seja substituído pela lógica econômica ou simplesmente, de modo mais raso, pela “lógica dos amigos do Rei”. Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo que representam para o desenvolvimento do País e do Estado, não podem ser transformadas em mero Departamento de uma Secretaria de Planejamento. Se o olhar econômico prevalecer, investir em Ciência, Tecnologia e Inovação será sempre visto como gasto ou “dinheiro jogado fora”.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.