sexta-feira, 8 de abril de 2016

FOPROP e DPB discutem suspensão de bolsas

O Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (FOPROP) das universidades brasileiras reuniu-se ontem, dia 7 de abril, a partir das 9h, até às 17h, com a Diretoria de Bolsas no País (DBP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para discutir a suspensão das bolsas não implementadas até o dia 31 de março de 2016. A Diretora da DPB, Mercedes Bustamante, e o presidente do FORPROP, Isac Medeiros, tiveram uma longa discussão sobre o assunto, sempre assessorados, ela, por seus diretores e ele, pelos membros do Diretório Nacional do FORPROP. Ao final da reunião ficou claro que a forma como a CAPES comunicou a medida provou ruídos em demasia que prejudicaram a própria CAPES e o FOPROP. Houve o entendimento que novos comunicados devem ser feitos com o maior cuidado possível para evitar os problemas ocorridos. A CAPES apresentou ao Fórum um estudo detalhado da utilização das cotas de bolsas dos programas de Pós-graduação brasileiros e o problema gerado para o Orçamento daquele órgão de fomento quando as bolsas não são implementadas dentro do ano fiscal. Ao final das discussões, houve o entendimento de que as bolsas serão devolvidas escalonadamente. A proposta do FOPROP é que todas as bolsas comprovadamente ociosas” sejam devolvidas às Pró-reitorias, medida que, por enquanto, não foi assegurada pela CAPES. Ainda existe a incerteza quanto a novos cortes, uma vez que o Ministério da Educação teve mais R$ 4,5 bilhões contingenciados.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.