domingo, 17 de abril de 2016

UFAM em defesa da liberdade

A reitora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o vice-reitor, Hedinaldo Narciso Lima, publicaram nova nota em defesa da Democracia intitulada “UFAM PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO”. Eis o texto da nota na íntegra:

“Com inegável papel na construção de uma sociedade democrática e plural, a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) acompanha com visível preocupação o contexto político, econômico e social que nosso País atravessa. Seus membros têm participado dos debates com diversidade de opiniões, um claro reflexo da livre manifestação do pensamento inerente à democracia na qual diferentes ideias são compreendidas e toleradas como características da diversificação humana.

Consciente de sua responsabilidade neste momento histórico e certa de que a democracia é o mais virtuoso dos regimes políticos, a UFAM, por sua Administração Superior, crê que a liberdade de manifestação não deve ser abalada por ações extremistas ancoradas na violência, na desordem e na instalação do caos.

Neste momento, uma evidente tendência ao descaminho do debate salutar e necessário de ideias e propostas dá lugar a um extremado acirramento de posições não apenas divergentes, mas radicais. A intolerância às opiniões diferentes é preocupante quando surge com força destrutiva no seio de uma sociedade nomeadamente democrática e tolerante.

Diante dessa situação, rogamos aos manifestantes que exercitem o respeito às diferenças, para além da crença política de cada um, contribuindo para fortalecer o direito à livre expressão de ideias e comportamentos. Essa atitude respeitosa permitirá a presença, nas ruas, de todos os que se interessarem por essa forma de participação política garantida pelo Estado de Direito em que vivemos.

Temos a esperança de que as manifestações previstas para este domingo, dia 17 de abril de 2016, sejam pacíficas e não se deixem contaminar pelas mensagens estimuladoras do ódio e da violência. Que todos exerçam em paz e com equilíbrio o direito de se manifestar!

Os valores democráticos devem ser preservados para não corrermos o risco de um retrocesso capaz de jogar o País novamente nos tempos sombrios de outrora. Respeitar o pensamento divergente é essencial para que a violência e ódio não corroam esta democracia construída como a promessa de uma nova História para o nosso Brasil.”


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.