quinta-feira, 13 de outubro de 2016

A curiosidade precisa ser estimulada

Não sei se pelo fato de antes, quando eu era criança pequena lá em Sena Madureira, “ajudar os pais a fazer as coisas” não era opcional, considerava natural participar das coisas que meu pai fazia em casa. Houve uma, inclusive, que ele não me deixou participar jamais: era saxofonista dos melhores, porem, jamais me deixou enveredar pelos caminhos da música. Neste campo, tive de caminhar com as próprias pernas, sem a anuência dele. Abertas estas aspas, volto ao assunto principal: ou a curiosidade é estimulada, ainda que seja de forma compulsória, ou crianças e adolescentes ficarão apenas nas brincadeiras. A não ser que consigamos incluir o fazer, o criar, o tocar, o desejo pelo novo nas próprias brincadeiras. Despertar para o mundo da criação, em todos os níveis, não é nada simples. Este despertar, no entanto, precisa ser estimulado.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.