quinta-feira, 20 de outubro de 2016

O sistema comunicativo integrado e universal

Há um equívoco recorrente a respeito do conceito de “convergência de mídias”. A expressão foi traduzida da síntese do livro “Mediamorphosis: Understanding New Media”, de Roger Fidler. Senhores e senhoras, leitores e leitoras! Convergir é ir em uma mesma direção até, digamos, que tudo se una em algo único, em um sistema, por exemplo, desde que seja integrado. Eis, portanto, a essência da expressão “convergência de mídias”: um sistema comunicativo integrado e universal. A nós nos parece que o Facebook se nos aproxima de algo como um sistema comunicativo integrado e universal. Se esta hipótese for verdadeira, não se pode falar em ecossistemas comunicacionais, por exemplo, sem que se tome as Mídias Digitais como parte essencial do ecossistema. Assim sendo, é impossível se confundir Mediamorphosis com mera mudança ou mesmo evolução. Estejamos atentos!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.