quarta-feira, 21 de junho de 2017

Momento especial para os estudantes

Ontem participei da outorga de grau de mais de 80 estudantes do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Parintins. O que tem de incômodo e demorado, tem de significativo para os estudantes, familiares e amigos, este, digamos, “ritual de passagem”. Digo de passagem porque, no mais das vezes, as pessoas imaginam que, ao concluir um curso de graduação ou licenciatura, estão prontas para “o mercado de trabalho”. Eis um grande equívoco: a universidade não entrega profissionais prontos. Cada um dentro da sua especialidade, terá de, continuamente, se preparar, tanto para o mercado quanto para a vida. O mais importante destes rituais é a universidade demonstrar aos estudantes e familiares o respeito que tem a cada um deles. Muitos foram os desafios enfrentados. Muitos ainda virão, mas, a universidade, bem ou mal, fez parte da vida destas pessoas.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.