sexta-feira, 23 de junho de 2017

Ofensas ao que é acadêmico

Há pessoas que tratam o adjetivo acadêmico de forma tão pejorativa, a ponto de querer desqualificar tudo o que é feito dentro das universidades, justamente por “ser acadêmico”, portanto, de difícil acesso, rebuscado. Que a academia é de difícil acesso, todos sabemos. Muitos tentam, poucos ingressam. Talvez, por isso, o ranço do preconceito, principalmente de quem pouco avançou na carreira. Compreensível entre seres humanos. Depois que os governos do Partido dos Trabalhadores (PT) ampliaram as possibilidades de acesso (e o fez muito bem), esta realidade mudou. No entanto, o preconceito em relação ao “acadêmico” permanece. Comprovadamente, uma das maiores causas do preconceito, é o ressentimento. Ressentidos históricos tendem a ser preconceituosos mais que a maioria. Ser “acadêmico”, de forma equivocada, inclusive, é o sonho maior de quase todas as pessoas. Como se a felicidade só existisse se passasse pela academia. Se ofender o que é “acadêmico” te faz feliz, que sejas feliz. A humanidade agradece!


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.