sexta-feira, 7 de julho de 2017

A universidade em cada um de nós

Tão careta quanto a Igreja e as Forças Armadas, a Universidade reflete o que somos dentro delas. Nós, os professores e professores, estudantes, técnicos e técnicas, deveríamos nos unir por um único objetivo: derrubar nossos muros mentais. São eles que nos fazem tão caretas quantos as instituições que fingimos detestar, mas, no fundo, pelo jeito, amamos. “Ir além”, como prega a professora Ivani Fazenda, é vencer nossas prisões mentais. São elas que não nos permitem avançar, vencer o espaço da sala-de-aula, levar uma universidade para cada esquina da vida. Os edifícios e os laboratórios dizem pouco ou para nada servem se a nossa mente não nos libertar das visões estreitas, míopes e castradoras relativas ao processo de aquisição de conhecimentos. Nós, os professores e professoras, no máximo, somos mediadores deste processo. Ou assim nos identificamos ou a “educação bancária” se nos apresentará como novidade sempre.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.