segunda-feira, 31 de julho de 2017

Arte e gosto musical discutíveis

Dizem que “política, religião e futebol” não se deve discutir. Talvez seja de nós, os ditos humanos, considerar que o “nosso gosto” é sempre superior ao dos outros. No fundo, as discussões em torno destes temas tendem a ser extremistas e carregadas de paixão. Daí o conselho de que o melhor a fazer e deixar cada uma com sua crença. Ao meu ver, gosto musical, por consequência, a arte, também estão no campo das crenças. Ou, no mínimo, das verdades as quais consideramos absolutas. Porque todas as vezes que começarmos a discutir gosto musical, tenderemos a ser preconceituosos, portanto, tendemos a não respeitar o gosto do outro ou considerar o nosso gosto superior. A sábia máxima popular que se deve ouvir mais e falar menos é sábia neste ponto. Que todos os demais sejam discutíveis. É melhor para a humanidade.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.