segunda-feira, 28 de agosto de 2017

A mão invisível que nos governa

Ao que parece, somos comandados por uma “mão invisível”, que Adam Smith dizia ser a mão do mercado. Ou será que a “sanha privatista” do Governo Federal, da qual não escapa nem a Educação Superior do País, não é baseada nesta visão? Muito provavelmente, sim. Quando se diz ser favorável ao “estado mínimo na Educação”, o que se quer dizer é que o mercado, com a sua dita mão invisível, é capaz de controlar a qualidade e a oferta do “serviço educacional” em função da demanda. O problema é que nós, de cerdo modo, também nos deixamos governar por alguma força invisível que nos empurra a ter visão semelhante a respeito do mundo. Talvez haja necessidade de mudarmos nossa própria visão de mundo para não nos deixarmos cair em armadilhas como as que pregam o estado mínimo na Educação. Para tanto, precisamos descobrir qual a mão invisível que nos governa.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.