domingo, 13 de agosto de 2017

Universidade centrada na autonomia do estudante

Leitores e leitoras, pasmem! Há, no Brasil, uma universidade pública, e federal, centrada na autonomia do estudante e não na autoridade do professor. As disciplinas desapareceram. Deram lugar aos componentes curriculares, que podem ser escolhidos livremente pelos estudantes. Toda a estrutura, inclusive a administrativa, existe para dar apoio ao Ensino, que na UFSB é considerado “processo de aprendizagem”. Na IES, o conceito de complexidade é pouco. Vigora o da hipercomplexidade. Tudo funciona para que o estudante possa escolher seu percurso ao longo da carreira acadêmica. Até o ambiente é completamente diferente das universidades tradicionalmente estabelecidas. É algo quase surreal na Educação Superior brasileira. A ousadia corre nas veias: a inovação é a regra. Qual o principal problema? Nós, os professores e professoras, quebramos nossos modelos mentais existentes. Desafio monumental de se fazer uma Educação Superior diferente, por isso, tão excitante para quem aceitar fazer parte deste time.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.