quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Chegamos à Era das Mídias Digitais

Finalmente, depois de longos anos a pregar o conceito de Mídias Digitais, não apenas como dispositivos para armazenamento digital, vejo que um espaço no qual o público de todos os matizes circula, se vê, claramente, o conceito aplicado. Desde 2003, quando voltei à Universidade Federal do Amazonas (UFAM) do meu Doutorado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) com a tese “Por um clique: o desafio das empresas jornalísticas tradicionais no mercado da informação – um estudo sobre o posicionamento das empresas jornalísticas e a prática do jornalismo em redes, em Manaus”, o conceito de Mídias Digitais “pululava” na minha cabeça. Aos poucos, no Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciências da Comunicação, Design e Artes (INTERFACES) o conceito ganhava corpo. Ideia central e operacional era: todos os dispositivos nos quais se podem armazenar Bits e Bites são Mídias Digitais. Porém, o conceito vai muito além: na era das Mídias Digitais, os espaços devem estar preparados para ela. Eis que hoje, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, enfim, encontro um espaço verdadeiramente preparado para a Era das Mídias Digitais: em cada um dos bancos de um ponto de vendas de suco e café, por exemplo, há uma tomada. Nos portões de embarque o Aeroporto, em cada grupo de duas cadeiras há duas tomadas e duas entradas USB para que as pessoas carreguem seus dispositivos. Sem contar que a rede Wi-fi que uso para efetivar esta postagem está aberta a todos os usuários do Aeroporto. Como eu já pregava desde 2003, pode-se criticar as Mídias Digitais, mas, será inevitável conviver com elas. E mais, todas as profissões, todos os profissionais, inclusive e principalmente, engenheiros e arquitetos, terão de projetar, daqui para a frente, levando em conta o conceito de Mídias Digitais, nascido genuinamente na Amazônia, da mente de um amazônida do Acre. Tive uma ponta de orgulho ao escrever esta postagem. Vai ao ar com um gosto diferente.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.