quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Os homens e os banheiros divididos

Sobre o tema abordado ontem, A UFAM e os banheiros unissex, fiquei aqui, cá com os meus botões a matutar, pelos cantos: como, ao longo do tempo, o banheiro que era, digamos, “comum de dois”, passou a levar em conta questões de gênero. A primeira possibilidade que me veio foi a questão sanitária, de saúde pública, perfeitamente justificável. Aí, outra pergunta: por que justificável? Porque nós, os homens, somos extremamente mal-educados e nada higiênicos no uso dos banheiros. Hummmmm! Quem sabe, justamente, não seja esta a maior razão para banheiros serem separados? Lá comecei a imaginar as primeiras mulheres, com seus marmanjos, em casa, a sujar as bordas do vaso sanitário com mijo para todos os lados, afora outros tipos ainda mais fedorentos e piores de m-educação. Amorosa, a própria mulher ia lá, limpava tudo e o condenado, ao usar de novo, deixava a mesma sujeira. Bem! É muito provável que a má-educação e os péssimos hábitos de alguns dos nossos antepassados homens tenha sido o responsável por esta divisão tão preconceituosa que, agora, estamos querendo acabar.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.