quarta-feira, 20 de setembro de 2017

A cruel face do demasiado peso na produção

Ontem a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou o resultado da Avaliação Quadrienal dos Programa de Pós-graduação. E ficou evidente, nas fichas de avaliação, a crueldade do peso excessivo da dita “produção qualificada”. Dois programas que conheço bem, PPGCCOM e o Doutorado do PPGSCA, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) receberam Nota 2. Com isso, correm o risco de serem fechados. É uma crueldade com a Região e com as pessoas que, para cursarem mestrado e doutorado, precisarão, na situação atual, se ausentar de Manaus para cursar um mestrado ou um doutorado. De um lado o Governo, por meio da CAPES, cobra produção qualificada a ponto de fechar os programas. Do outro, esquece que desde 2013 foram reduzidos drasticamente os recursos para os programas. Principalmente, os de menor nota. Sem contar, que nas universidades do Norte, como a UFAM, os doutores são raros e são obrigados a exercer mil e uma atividades. A mão que afaga é a mesma que terranca o couro.


Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.