domingo, 12 de agosto de 2018

Educação para a liberdade e autonomia


Comercialmente, no segundo domingo de agosto, “comemora-se” o Dia dos Pais. Talvez fosse mais coerente, ao invés de comemorarmos, criarmos alguns dias para se aprender com filhos e filhas. Educar para a liberdade e para a autonomia, como prega a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), é um desafio que só se concretizará quando pais (e mães) efetivamente entenderem que liberdade e autonomia são valores advindos da célula familiar. Nós, os pais, portanto, precisamos aprender com filhos e filhas para que ajudemos a escola no processo de educar para a autonomia. Temos uma tendência a prender os filhos e filhas ao nosso redor. Ou nos libertamos desta tendência ou não venceremos a luta pela liberdade.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.