terça-feira, 28 de agosto de 2018

Resistência cultural ao sistema de ciclos


Por mais que se tenha pessoas, digamos, seduzidas pelo sistema de ciclos, como, por exemplo, o da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), existe, no fundo, uma resistência cultural. E não é apenas entre os professores. Estudantes, na maioria das vezes, também são contrários ao sistema de ciclos, embora entram, inicialmente, para ele. Depois que entram, muitos passam a trabalhar contra. O mesmo ocorre entre professores e professoras. Ou vencemos a resistência cultural ou teremos, em qualquer universidade, fortes resistências. Há uma mágica para vencer a resistência? Muito provavelmente, não. Sem fórmulas, temos de ter boa-vontade para mudar e aceitar mudanças. Caso não, teremos frustrações ao longo da vida.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.