quinta-feira, 12 de julho de 2012

A chave para o Governo negociar com os professores


Os professores Ângelo Emilio da Silva Pessoa e José Jonas Duarte da Costa e as professoras Regina Célia Gonçalves e Regina Maria Rodrigues Behar, do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) parecem ter encontrado a chave para que se tome uma decisão “mais radical” a fim de efetivamente forçar as negociações por parte do Governo Federal. O que esses professores fizeram? Solicitaram o desligamento do Programa de Pós em História nos seguintes termos: “Os signatários deste documento vêm respeitosamente solicitar seu desligamento do Programa de Pós-Graduação em História da UFPB.” Alguém pode imaginar o que aconteceria no sistema de Pós-graduação se todos os professores (doutores) solicitassem, de uma vez só, o descredenciamento dos programas de Pós? Talvez seja o que se poderia chamar de estratégia efetiva de radicalizar na greve. Resta saber se esses professores (doutores), que param as atividades nos cursos de graduação, mas não querem nem ouvir falar em suspender suas atividades na pós-graduação, aceitariam o desafio de engrossar as fileiras da greve. Tenho dúvidas! Só sei, com certeza, que o governo não manteria esse silêncio todo se os doutores de todo o País tomassem essa decisão. Se eles farão isso, não sei? Seria, porém, com certeza, uma medida radical. Quem toparia o desafio individual de praticar um ato desses?

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.