quinta-feira, 26 de julho de 2012

Quem disse que sou Proifes?


Enquanto a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes-Federação) não esperou nem o Governo recauchutar a mesma proposta que havia apresentado no dia 13 de julho para aceitá-la, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) indica que não se deve sair da greve diante de uma proposta que, além de passar longe das reivindicações da base do Andes-SN, até piora a carreira atual. Creio que chegou a hora de tomarmos medidas duríssimas contra essa entidade, gestada nos gabinetes do Governo Federal para defender os interesses dessa política pública de estado mínimo na Educação e não os interesses dos professores e das professoras das universidades brasileiras. A postura da Proifes-Federação na última reunião com o Governo Federal aviva as suspeitas de que essa “nova proposta” de carreira fora parida no conluio patrão-empregado com o fim de deixar o Andes-SN numa saia justa diante da sociedade e da própria categoria. A insistência em apresentar tabelas salariais e não tocar nas condições de trabalho é míope. O fato de tê-la aceito demonstra, claramente, que a tal Federação não se importa, nem um pouco, com as péssimas condições de pessoal e estrutural das universidades brasileiras. É hora de fecharmos questão e exigirmos do Governo Federal mais respeito. O Andes-SN tem, na base, 54 seções sindicais. A Proifes-Federação tem apenas oito. Qual a legitimidade de uma “Federação” dessas para nos representar? Como pode um governo dito “dos trabalhadores” ignorar as pressões vindas da base e levar em conta apenas propostas de quem se autodenomina Federação de Sindicatos, mas não tem AD,s suficientes nem para justificar a alcunha? Penso que além de reafirmarmos o NÃO a essa maquiagem mal-ajambrada apresentada no dia 24 deste mês, precisamos enfrentar, definitivamente, esse arremedo de Federação. Não faço parte da base da Proifes e não aceito ser representado por ela. Sugiro criarmos um tuitaço com a hastag #quemdissequesouproifes para protestarmos contra a postura dessa Federação que não nos representa. Quem topa!?

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.