quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

A nova escolha de reitores e reitoras


Antes de mais nada, merece registro o fato de, em 64 anos, a primeira mulher ser escolhida para dirigir o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA). A bióloga Antônia Maria Franco Pereira foi a escolhida. O processo de escolha, que não é de hoje, chamou-me a atenção. Pelo fato de poder ser o novo modelo de escolha dos reitores e reitoras das universidades federais brasileiras. Antônia Pereira foi a escolhida de uma lista tríplice não revelada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC) e que não levou em conta a consulta feita pela comunidade interna do INPA. Um edital foi publicado, pessoas de quaisquer das IES públicas poderiam se candidatar e uma Comissão de Notáveis, a partir dos currículos, escolhe os três componentes da lista tríplice. Sem divulgar quem são os nomes, o Ministério nomeia. Pelo andar da carruagem, este é o modelo perfeito para o novo Governo. Quem viver, verá!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.