quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Avaliar e fazer justiça


Um dos momentos mais críticos da minha carreira de professor é quanto me deparo, como agora, com o período de avaliação. Fosse eu um defensor das “ciências duras”, aplicaria uma “barema” e tudo estaria resolvido. Aos olhos dos defensores da “objetividade”, basta um barema para tirar todos os ossos problemas pessoas no processo de avaliação. Acontece que a vida não é feita de baremas. Há pessoas, seres humanos de carne e osso. Diferentes em essência. Eis o problema: avaliar e fazer justiça nunca é fácil. Às vezes somos injustos. Ainda que sejam alguns décimos, isso pode mudar uma vida, uma carreira. E nem nos damos conta disso. Este é o motivo da minha angústia maior. Posso estar equivocado, mas, o meu maior desafio é avaliar e fazer justiça ao mesmo tempo. Tenho tentado aprimorar instrumentos e processos. Não sei se consigo. Mas, tento!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.