domingo, 30 de dezembro de 2018

Liberdade de escolha e sucateamento


Os defensores do “estado mínimo na Educação” e da fraude que é esta história de “Brasil livre”, venceram as eleições. E pretendem deixar que as pessoas decidam, com um “voucher” à mão, em qual universidade estudar. Em verdade, se trata de uma espécie de “PROUNI” velado ao extremo. Com a retórica da “plena autonomia” para decidir aonde estudar, repassam, mais diretamente ainda que o REUNI, recursos públicos para empresas privadas. Trata-se, na verdade, de uma maneira estratégica de sucatear as universidades públicas para tentar demonstrar que são ineficientes. Quando se tem a visão de que educar é apenas transmitir conhecimentos pré-estabelecidos, é uma estratégia correta. Para, apenas, se transmitir conteúdos (confundidos com conhecimentos), não se precisa de qualificação do corpo docente, muito menos de pesquisa e extensão. O sucateamento das universidades públicas, portanto, vem travestido de liberdade de escolha. Quem morder a isca pagará caro. Que ninguém se deixe enganar!

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.