sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Ciência e Tecnologia de volta no Amazonas


Fontes fidedignas do “governo de transição do Amazonas” garantem que o governador eleito, Wilson Lima (PSC), pelo menos no que tange à Ciência e Tecnologia, dá sinais de que corrigirá um dos maiores erros históricos do The Flash-governador José Melo: o fim da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SECT). Lima, de acordo com fontes palacianas, trará de volta a SECT, com nova roupagem. Passará a se chamar Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT). O Amazonas só poderá se libertar desta permanente dependência do modelo Zona Franca (ameaçado de novo pelo governo federal eleito) se investir maciçamente em Pesquisas que gerem inovação. E neste campo, além do gol de placa da volta da SECT, o governador eleito convenceu a ex-reitora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Márcia Perales Mendes Silva, a assumir a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Esperemos que a Pesquisa a Ciência e a Tecnologia sejam tiradas novamente do limbo para o qual nunca deveriam ter sido empurradas. Que os novos gestores da área recebam efetivo apoio do governador e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para que os projetos saiam do papel.

Visite também o Blog de Educação do professor Gilson Monteiro e o Blog Gilson Monteiro Em Toques. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.