quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ANDES-SN repudia violência na Unir

Já não era sem tempo. O ANDES-SN, lançou nacionalmente, dia 9 de novembro, uma Moção de Repúdio à violência enfrentada por professores, estudantes e técnicos da Universidade Federal de Rondônia (Unir), em greve desde o dia 14 de setembro de 2011. Cobramos neste espaço que a gravidade da situação fosse denunciada. Agora, aplaudimos e publicamos, na íntegra, a Moção de Repúdio”:
“A Diretoria do Sindicato dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) vem a público repudiar a atitude truculenta de policiais do quadro da Polícia Federal, em Porto Velho-RO, no dia 21 de outubro de 2011, ao agredir e prender injustamente o Prof. Dr. Valdir Aparecido de Souza, do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), quando participava de atividades da greve dos professores e estudantes, que vem se ocorrendo desde o dia 14/9/2011 por melhores condições de trabalho e contra a suspeita de corrupção pela atual Administração Superior desta IFES. Na ocasião, mediando as negociações junto à Secretaria de Ensino Superior (SESu/MEC) encontrava-se o Deputado Federal Mauro Nazif (PSB-RO), que também foi agredido pelos policiais federais ao tentar interceder contra a prisão arbitrária do citado professor. Repudiamos também o fato ocorrido em 4/11/2011, quando dois estudantes da UNIR, Gustavo Lima Torres, do curso de engenharia civil, e Fernanda Ortigosa, do curso de medicina foram levados por policiais federais à delegacia para prestarem esclarecimentos sobre teor de panfletos, sob acusação de injúria. O ANDES-SN reafirma seu repúdio a tais atitudes, que cerceiam a liberdade de organização e manifestação, ao mesmo tempo em que permanece na defesa intransigente da Universidade pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.
Brasília-DF, 9 de novembro de 2011
Diretoria do ANDES-SN”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.