domingo, 13 de novembro de 2011

A indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão

A certeza de que a indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, nas universidades brasileiras, não ultrapassa os limites dos discursos oficiais e dos documentos regulatórios, parece ter sido o consenso entre os participantes do 5 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (5 CBEU), ocorrido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no período de 8 a 11 deste mês. Ao participar da Mesa-Redonda “Fronteiras da Cultura”, ocorrida no dia 9, às 9h, na sala 02 do Salão de Atos da Reitoria da UFRGS, explorei o tema “A cultura hacker e as possibilidades da Extensão nas Mídias Digitais”. Um dos pontos fundamentais que levantei foi exatamente esse: na prática, Ensino, Pesquisa Extensão nem se aproximam nas universidades. Todas as falas da plateia, formada por professores, técnicos e estudantes de universidades dos mais variados locais brasileiros, revelaram que o problema não ocorre apenas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). No encerramento do 5 CBEU, Dom Mauro Morelli, ao abordar o tema “A Extensão Universitária confrontada pela Miséria e a Fome no Século XXI”, também ressaltou a tal indissociabilidade não se confirma, na prática. É mister, portanto, que a universidade brasileira olhe para si e rediscuta suas práticas pedagógicas e administrativas. Enquanto as atividades de pesquisa, extensão e ensino estiverem dissociadas, o processo de aprendizagem não ocorrerá de forma efetiva. Só o compartilhamento real de saberes e práticas administrativas fará com que a tão propagada indissociabilidade ocorra. O erro de se discutir e pensar as atividades administrativas sem se levar em contra o processo pedagógico de aprendizagem tem engessado os projetos pedagógicos e atrasado a tão sonhada integração dos pilares da universidade brasileira.

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