sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A EBSERH e a consulta para a reitoria


A ânsia de aderir à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) como a “salvação da lavoura” para os hospitais das universidades brasileiras parece ter encoberto algo que favoreceu muitos candidatos da situação nas consultas para a reitoria:  em grande parte das universidades brasileiras os Hospitais Universitários funcionavam como verdadeiros currais eleitorais. Com a adesão à EBSERH, servidores (técnicos e professores) ligados à empresa ficam impedidos de votar no processo de escolha dos reitores e reitoras. Por linhas tortas, o Ministério da Educação (MEC) termina por desarmar uma das mais auspiciosas fontes de votos dos candidatos que estão no poder das universidades brasileiras. As discussões em torno da empresa não levaram em conta a política de terceirização (e não de privatização como muitos tentam argumentar), marca do Governo Fernando Henrique Cardoso, cristalizada no Governo Luiz Inácio Lula da Silva e aperfeiçoada ainda mais no Governo Dilma Rousseff. O que existe hoje, no Brasil, é um Estado cuja lógica é meramente econômica. Não leva em conta que, em se tratando de Educação e Saúde, a relação entre despesas e receitas jamais fechará. Esse é o grande problema da EBSERH: tratará os hospitais universitários como se fossem unidades cujo objetivo é gerar lucros. Como se trata de uma empresa, ainda que estatal, completamente à parte da universidade, como as fundações de apoio e as empresas terceirizadas de limpeza, por exemplo, seus funcionários estarão impedidos de votar na escolha dos dirigentes, principalmente dos reitores e reitoras. Quem defendeu ardorosamente adesão à EBSERH nem se deu conta disso. Será um ônus que pesará nas novas consultas públicas. Dessa vez, certamente, com pontos favoráveis às candidaturas de oposição. No frigir dos ovos, o jogo ficará mais equilibrado.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.