domingo, 11 de novembro de 2012

Não há padrão nacional na Educação


Erra o Ministério da Educação (MEC), aos nos impor um exame nacional como o do Ensino Médio (ENEM), erramos todos nós ao aceitá-los. Como se o Brasil fosse uma massa homogênea de procedimentos no processo ensino-aprendizagem. Não se pode esquecer que existem peculiaridades regionais a serem respeitas que, praticamente, inviabilizam a realização de um exame nacional sem que, ao final do processo, mais injustiças sejam cometidas que acertos. Esse é o problema crucial do ENEM e o de qualquer política pública que queira tratar o Brasil como uma homogeneidade de procedimentos. Ou nos voltamos contra isso ou assumiremos a nossa incapacidade de defender as peculiaridades regionais que nos fazem um País único, porém, uma Nação cuja base é a diversidade. E para respeitarmos essa diversidade, somos obrigados a reconhecê-la. Ao reconhecê-la, por outro lado, temos de dizer um “não” peremptório ao processo de padronização da Educação nacional. Esse é o maior desafio de nós, educadores: respeitar as diversidades e reconhecer as desigualdades. Isso, porém, também tem de se refletir nas políticas públicas. Investir na padronização, com é desejo do MEC em relação ao ENEM, fragiliza o processo educacional do País e o joga naquele patamar do ideário capitalista “padrão universal”. É contra ele que devemos lutar. Só assim poderemos pensar em uma Educação socialmente referenciada, inclusiva e de qualidade. Ou chegamos a esse patamar ou corremos o risco de fenecer ao longo do processo.

Se você ainda não leu a “Carta aberta ao secretário Sérgio Mendonça”, cliquei aqui, leia e replique. Todos precisamos refletir sobre o problema. Juntos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.