domingo, 13 de outubro de 2013

A (humilde) produção de um Sem Qualis

Uma moeda é composta de cara e coroa. Não de cara ou coroa. A moeda avaliação é muito mais complexa do que a vã Filosofia de Morin poderia imaginar.
Recuso-me a falar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como uma entidade abstrata criada por algum iluminado de Brasília: a Capes é um turbilhão de normas nascidas do nosso seio, principalmente daqueles que sempre tiveram acesso ao poder de acordo com as regras criadas por eles próprios.
Quando fiz parte da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós) como coordenador do Mestrado em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (PPGCCOM-Ufam), nas minhas falas, sempre "brincava" conosco, os cursos nota 3, como o "Movimento dos Sem Qualis". Era minha forma de ironizar os critérios que criávamos com o único objetivo: nunca chegar lá! Infelizmente (ou felizmente) assim funciona a humanidade: quem pode decide os que vão poder e a forma como poderão.
Ninguém precisa me dizer que sou um pesquisador completa e amplamente "(Des) QUALIS (ficado). Se alguém quiser comprovar, basta olhar o meu Lattes: nunca publiquei um artigo (qualificado) sequer em Qualis Z. MAS...humildemente e sem Qualis nenhum...
Oriento 3 estudantes de doutorado
Oriento 2 estudantes de mestrado
Oriento 2 PIBIcs
Coordeno 4 Ações de Extensão
Coordeno 2 Projeto de Iniciação à Extensão
Lidero o Grupo de Pesquisa Interfaces (no Programa de Pós em Comunicação - Mestrado)
Lidero o Grupo de Pesquisa Mimo (no Programa Sociedade e Cultura - Mestrado e Doutorado)
Coordeno o Programa de Mídias Digitais da Ufam (ECOEM/Ufam)
Ministro duas disciplinas no curso de Graduação em Jornalismo da Ufam
Ministro uma disciplina (dividida com dois colegas) no Mestrado em Comunicação
Ministro uma disciplina no Doutorado em Sociedade e Cultura e...
Desde o dia 1 de julho sou Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam.
Reconheço, não tenho Qualis de A a Z, mas, se alguém me chamar de IMPRODUTIVO, viro ONÇA (nem que seja pintada) e ainda convido o falador:"vem ser PRODUTIVO na Amazônia, vem!" Como eu, há muitos professores sem Qualis aqui na Amazônia. Nada contra o Qualis, mas, é apenas uma forma de qualificar a produção. Só não significa que quem não possui Qualis não faz nada!
OBS: Como sou Pró-reitor, nem eu nem nenhum dos diretores dos Departamento da Propesp concorrerão aos PIBICs enquanto estivermos na Administração. Orientei os dois diretores (e farei o mesmo) a concluírem os PIBICs que já possuem e não mais concorrerem. Mantive as disciplinas porque não admito deixar os estudantes (tanto de graduação quanto de pós-graduação) sem aulas enquanto "rola" o processo de contratação de professor substituto. A partir do dia 31 de outubro serei apenas Pró-reitor e coordenador do Programa de Mídias Digitais (ECOEM/UFAM) que possui Quatro pesquisas em andamento, oito Ações de Extensão e o Projeto Ufam Sem papel (digitalização de todos os processos possíveis na Instituição).
Bom domingo a todos os queridos colegas e às queridas colegas! Ah! Ia me esquecendo: voltarei a trabalhar pois, até o final de outubro, as 40h semanais não comportam o volume de trabalho (Des) QUALIS (ficado) que tenho de tocar.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

2 comentários:

  1. Prezado Prof. Gilson:
    Como você bem enfatizou, o Qualis é uma forma de qualificar a produção. Ele é prioritariamente utilizado para classificar programas, mas sob nenhuma hipótese deve ser utilizado para classificar pesquisadores. Utilizar o Qualis com esta finalidade é fortemente não recomendado, inclusive pela CAPES quando fornece orientações aos seus consultores ad hoc na emissão de pareceres para concessão de bolsas de produtividade e auxílios à pesquisa. Publicar visando somente a classificação das revistas no Qualis desmerece o próprio mérito do trabalho do pesquisador, pois acredito que devemos procurar por revistas respeitáveis que tenham uma linha editorial relacionada ao tema de pesquisa em questão. Se isto vier acompanhado de um bom Qualis, fator de impacto, etc. melhor ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Celso Rômulo, a ideia da postagem foi exatamente esta: deixar claro que o fato de ter ou não um artigo publicado em revista Qualis não (des) qualis (fica) o pesquisador nem o seu trabalho.

      Excluir

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.