segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Bolsas só para as classes média, alta e altíssima

Casei do discurso preconceituoso, às vezes cretino, de alguns colegas professores e professoras contra a política social do Governo do Partido dos Trabalhadores (PT). Disse, digo e reafirmo: não sou do PT, critico contumazmente os erros históricos cometidos pelo partido ao longo dos anos que governa o País (ainda assim, à parte as severas críticas, sempre votei nos últimos doze anos no partido), não posso negar que a Política Social de Governo é a melhor que conheço nos últimos 50 anos (minha idade). Tanto para as classes média, baixa e baixíssima (bolsa família, por exemplo) quanto para as classes média, alta e altíssima (bolsas de mestrado e doutorado, por exemplo). Já ouvi inúmeras vezes de colegas professores (e professoras) que "é impossível fazer mestrado ou doutorado" sem bolsas. Pelo gosto dos colegas, todos os estudantes de mestrado e doutorado de todos os programas de Pós-graduação brasileiros tinham bolsas. Talvez estejam até corretos na essência, como forma de incentivar a qualificação profissional, que redundará em promoção e melhores salários, mas, pergunto: benefícios sociais só para quem está no patamar da classe média para cima? Quem se encontra deste patamar para baixo tem sofrer e conviver com a miséria absoluta? As classes média alta e altíssima brasileira acostumaram-se a ter os benefícios sociais do Estado pra si. E não suportam admitir que os mais pobres também os tenham. Daí as reações ferozes contra as políticas de cotas e bolsas sociais. É preciso entender que o Estado é brasileiro, de todas as classes, portanto, e não apenas dos mais ricos. Antes de bater o pé e exigir uma bolsa de mestrado ou doutorado, pensem naquela família que não tem nem o que comer. Talvez, assim, vocês, caros colegas professores e professoras das universidades brasileiras, percebam que os nossos rendimentos, ainda parcos pelas atividades que desenvolvemos, estão entre os 6% maiores da remuneração brasileira. Logo, fazemos parte da classe altíssima, como classe, sempre beneficiada com bolsas do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e de todas as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) Brasil afora. Antes de enchermos a boca contra a Política Social do Governo do PT, que tal olharmos para as nossas contas e verificarmos se parte dessa política não está nos nossos bolsos?


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.