quarta-feira, 23 de julho de 2014

A lentidão que parece ser regra

Um dos maiores problemas do serviço público no Brasil é a lentidão como traço marcado no DNA. Via de regra, tanto quem presta o serviço quanto quem o recebe, para acreditar que a lentidão, com ares de ineficácia, é regra, logo, deve ser mantida. Para que a exceção não se torne regra, em alguns casos, muitos executivos são obrigados a realizar tarefas meramente operacionais, quando deveriam se fixar nas tarefas estratégicas. E por se fixarem nessas tarefas, uma das partes do processo, a estratégica, fica capenga. E, quando isso acontece, o todo termina por ser prejudicado, muito embora se chegue a avançar na questão da agilidade. O desafio, portanto, em todas as organizações, mais ainda nas públicas, é garantir equilíbrio capaz de gerar agilidade sem quem os objetivos estratégicos deixem de ser atendidos. Aí sim, a lentidão deixa de ser vista como traço genético do serviço público.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.