terça-feira, 1 de julho de 2014

O velho discurso de privatização das universidades

Não esperava por outro coisa que não fossem acusações de que pessoas da equipe do candidato à presidência pelo PSDB, Aécio Neves, apresentariam um Plano de Privatização das universidades públicas brasileiras. O discurso é tão velho que cheira a mofo. É como se houvesse um grupo que defende as universidades públicas ferozmente, o do Partido dos Trabalhadores (PT) e seus aliados, e outro, do PSDB, DEM e correlatos que as querem ver pelas costas. Em verdade, o que se tem é um País que não sabe o que fazer com as universidades públicas e as empurra para um modelo de financiamento no qual os pesquisadores são obrigados a participar de uma disputa interna para a captação de recursos quaisquer que sejam os governos. Os mais liberais enfrentam a questão de cara limpa e dizem que querem um modelo misto, no qual o Governo invista mas a iniciada privada também possa fazê-lo. Na prática, com a Lei de Inovação e a legalização da relação com as Fundações de apoio, o modelo misto é aplicado desde 1994. O que sobra é um velho discurso maniqueísta. E só!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.