terça-feira, 22 de julho de 2014

A missão da escola é educar

Há momentos de intensa emoção que passo com a minha filha, de apenas 14 anos. Ela, desde pequena, adora abordar o tema Educação. Numa dessas tiradas, revelou-me que tem um sonho: montar uma escola completamente diferente da que ela estuda. Uma escola na qual as pessoas gostem de estar e de estudar. Mais recentemente, sem saber que faço parte de uma Comissão instituída pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Estensão (CONSEPE), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), nas nossas conversas dentro do carro, ao voltar para casa, ela me saiu com essa, quando discutíamos a Educação no país, eu, ela e o irmão, agora universitário da UFAM:"Papai, não consigo entender. A missão da escola não é educar? Como é que se pode expulsar alguém de uma escola? Expulsar alguém não educa nada". Meus olhos marejaram! Meu filho completou:"Nos casos de agressões graves, aos professores ou colegas, a expulsão se justifica". Minha filha concordou. Meus olhos marejaram pela coincidência e pelo orgulho de pai, de os filhos terem, de alguma forma, absorvido os valores que ele defende. Além de ser ilegal, o jubilamento só se justifica em casos de agressão, ainda assim, após a ampla defesa. Em nenhum outro caso se justifica expulsar estudantes da escola em quaisquer dos níveis. Tenho muito orgulho da visão educacional avançada na minha filha. Espero convencer mais e mais colegas professores e professoras sobre o equívoco que é expulsar estudantes, principalmente da universidade. Precisamos sim, criar mecanismos capazes de estimular os que querem (e podem) estudar mais e mudar, definitivamente, essa visão punitiva a respeito do ato de educar.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.