quarta-feira, 9 de julho de 2014

Novas lições da Administração para o futebol

Em inúmeras postagens, aqui neste mesmo espaço, defendo o uso do futebol para ilustrar aulas de Administração. Usei, ao longo do tempo, o jogo como metáfora da vida das organizações. Hoje, um dia depois de uma goleada humilhante aplicada à seleção brasileira pela Alemanha, vejo que a Administração tem novas (e muitas lições), também, para o futebol. E mais: aposentou de vez a filosofia Zeca Pagodinho, "deixa a vida me levar, vida leva eu...", usada por Luis Felipe Scolari no último titulo que obteve. Os 7 x 1 impingidos pela Alemanha foram resultados de 10 anos de planejamento, profissionalismo e investimentos de uma organização (Alemanha) contra o mero Marketing do amor à pátria, tão velho quando o lema da "pátria de chuteiras" da época dos militares. Com um planejamento pífio, falta de treinos e fé na ideia de que um jogador (Neymar Jr) seria capaz de definir uma Copa do Mundo, Scolari atribui ao acaso o fato de apanharmos de um time organizado, superior em campo, com a marca do profissionalismo. Que a Administração dê lições ao futebol e nos salve de novas e humilhantes goleadas.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.