sexta-feira, 18 de julho de 2014

Descentralizar não é lavar as mãos

Há uma confusão mais que evidente, em todas as organizações, sobre o pomposo nome norteamericano " empowerment", que pode ser traduzido livremente como empoderamento, mas, que, no fundo, significa a velha e batida descentralização. Acontece que descentralizar não significa lavar as mãos, transferir o poder e não mais se preocupar, deixar de supervisionar. E muitos superiores, principalmente nas organizações públicas, como uma universidade, por exemplo, esquecem isso. Após descentralizar, deixam de supervisionar. Há também, outra visão equivocada: o direito à autonomia daqueles que assumem a descentralização. O nível intermediário na escala de poder, por exemplo. Quando o executivo começa a supervisionar, a exercer sua função, é acusado de ceifar a autonomia dos diretores. Alto lá, gente! Repito: descentralizar não é lavar as mãos. Reflitamos!

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 17/07/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.