domingo, 2 de novembro de 2014

A miopia da formação profissional

Há uma miopia na formação profissional que precisa ser vencida urgentemente: a prática como base sem que tenhamos professores com experiência prática suficiente para solucionar problemas. E isso ocorreu, de certo modo, por políticas públicas equivocadas que levaram os sindicatos da classe a lutarem pela figura da "Dedicação Exclusiva", inicialmente uma estratégia para melhorar a remuneração dos professores que, agora, se revela uma espécie de nocaute no processo de formação. Isso porque, quem for obrigado a se afastar das atividades profissionais, aos poucos, perde a habilidade. É como "andar de bicicleta". Ninguém desaprende. Porém, quando mais o tempo passa, mais se perde as habilidades adquiridas na juventude. Logo, nas profissões extremamente técnicas, tirar os professores do mercado de trabalho é um golpe de morte no processo de formação. Precisamos, com urgência, mudar a perspectiva do olhar sobre o processo a fim de evitarmos descompassos que, talvez, marquem a formação para o restante da vida. Centrar a formação em disciplinas cujos professores estão afastados do mercado de trabalho é não se importar com a própria formação.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.