sábado, 29 de novembro de 2014

Educação pelas atitudes

Há quem acredite que educar é um ato de amor. Estou no time dos que são alimentados por esta crença. Mas, sou daqueles que acredita que, talvez, também, educar seja um ato de demonstração, logo, como diziam os mais antigos, pelo exemplo. Nós, os professores e professoras, não temos como cobrar dos nossos estudantes posturas éticas se nas as tivermos. O professor ou professora que não ministra aulas regularmente não tem condições de exigir o mesmo dos estudantes. Quem não se dedica ao trabalho com a desculpa de que recebe mal, não tem como cobrar dedicação dos seus estudantes. São esses exemplos aos quais me refiro. Só se demonstramos ter compromisso e gostar da instituição qual trabalhamos, podemos ter o mesmo dos nossos estudantes. É bem verdade que temos o dever de reivindicar melhorias sempre. Não temos o direito, porém, de nos portar como irresponsáveis. Para o nosso próprio bem e da sociedade.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.