domingo, 2 de novembro de 2014

Múltiplas habilidades profissionais

Desde ontem, dia 31 de outubro de 2014, quando fez quatro anos da morte do meu pai, Pedro Paulo Guedes Monteiro, passei a lembrar, com mais detalhes, das múltiplas habilidades profissionais adquiridas por meu pai, nenhuma delas na escola. Lembrei-me, também, que "essa coisa de ser metido" da qual me acusam profissionalmente, talvez seja um traço herdado. Que eu tenha notícia, ninguém era melhor saxofonista que ele. Também era considerado o melhor alfaiate de Sena Madureira. Depois, na minha infância, acompanhei como ele se transformou na principal pessoa a "cuidar" das bicicletas dos moradores da cidade. Sem falar que ninguém era melhor radiotécnico que ele. Isso para não falar na habilidade inigualável (dele) com um copo de cachaça (tão competente quanto nas outras habilidades, ou mais). Mas, fiquemos nas múltiplas habilidades profissionais, todas adquiridas sem passar pela porta da escola. Hoje pela manhã, ao sair com o meu filho Felipe para comprar uns componentes eletrônicos que ele precisava para "desenvolver um projeto" no curso de graduação dele na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), as imagens do meu velho pai passavam na lembrança. Condenava todas as chaves de fenda: fazia cada uma das ferramentas que usava. Como aprendia? Desmontava os rádios, limpava meticulosamente cada peça, depois montava de novo. Foi assim com as bicicletas e os rádios. Fabricava as ferramentas. Fazia as peças possíveis dos rádios e das bicicletas. Adaptava as tesouras para fabricar os melhores ternos da cidade. Do saxofone sei pouco. Apenas que era levado de Sena Madureira para tocar nas festas de Rio Branco por sua habilidade com o Sax Tenor. Talvez o meu "gosto" pela multidisciplinaridade e a busca constante da PLURI e da TRANSdisciplinaridade, cordões umbilicais da interdisciplinaridade, tenham sido desvendadas.

Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.


OBS: Post do dia 01/11/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.