terça-feira, 18 de novembro de 2014

Por uma escola do bem-querer-bem

Ao que parece, há uma necessidade permanente de controle entre os que fazem o dia-a-dia da Escola, em quaisquer dos níveis. Deveria mais se preocupar era com liberdade, que rima com felicidade, e lutar para fazermos uma Escola menos burocrática e maçante. Mais atraente para adultos e crianças. Na qual, como prega Maria Luíza Cardinale Baptista, a amorosidade e o bem-querer-bem fossem elementos essenciais. Educar é amor, doação e entrega. Não um processo de controle absoluto. Impor limites é uma coisa, uma necessidade para a vida em sociedade, inclusive. Tornar a imposição de limites uma obsessão é perder o horizonte de uma Escola libertadora, que forme para a vida. Na Escola do bem-querer-bem, só um muro poderá se erguer: o do amor, da paixão, da amorosidade. Quando nos conscientizarmos disso, deixaremos de lado a busca permanente pelo controle como mecanismo de manter os estudantes no espaço da aprendizagem e aprenderemos a conquistá-los, com amorosidade e bem-querer bem.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.