sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Uma bolsa por estudante na Pós

Ao que parece, há um grave equívoco na Pós-graduação brasileira: a ideia de que cada estudante de Pós deve ter uma bolsa de estudo. É bem verdade que, no Amazonas, por exemplo, quase se consegue atingir este nível, caso sejam somadas as bolsas da Comissão Permanente de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). No entanto, não se pode imaginar que se deva trabalhar com esta meta. Necessária para o crescimento e o desenvolvimento científico e tecnológico do País, a Pós-graduação também é interesse do indivíduo. Portanto, o financiamento não pode, ao meu ver, ser totalmente federal, estadual ou municipal. A meta de uma bolsa por estudante de Pós não está escrita em lugar nenhum, mas, é o que se pode inferir a partir das reivindicações de cada programa de Pós no País. Talvez a meta faça sentido se tivéssemos recursos em abundancia, o que não é o caso. Quando o cenário não é este, é preciso priorizar investimentos. Sem, com certeza, abandonar, como meta, que se chegue, um dia, ao nível de uma bolsa por estudante, o que não é a realidade atual.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.