segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Lições para o jornalismo no Senado

O senador Romário Faria (PSB-RJ) subiu à tribuna do Senado Federal para, mais uma vez, desancar a revista Veja e o jornalismo por ela praticado. Na mais absurda delas, a revista veja acusa Romário (embora tenha pedido desculpas, não tirou a acusação do ar) de “ter uma conta milionária na Suíça” sem que a tenha declarado ao fisco. A revista publicou um extrato bancário dando conta de que o senador possuía R$ 7,5 milhões no banco BSI. Romário foi à Suíça, provocou que o extrato publicado é falso e, agora, cobrará, na justiça, 10 vezes o valor da acusação. O Baixinho, como era conhecido nos tempos de futebol, a cada dia vê a popularidade crescer e já aparece como o nome mais cotado para a Prefeitura do Rio de Janeiro. Faz estremecer até o PSOL, que aposta no nome de Marcelo Freixo. Acontece que, em tempos de crise, que não se nos apresenta como moral, mas também, ética, Romário Faria se destaca por “jogadas” no Senado similares as que fazia em campo. O discurso de hoje não foi além de uma alfinetada em Veja, mas, um alerta para a sociedade sobre o jornalismo que se pratica atualmente: “Nos últimos dias tive uma amostra, embora essa não tenha sido a primeira, do que há de pior no jornalismo, que se manifesta quando alguns profissionais pensam que detêm a exclusividade da informação e da verdade. Esse pensamento arrogante, aliado ao mau-caratismo e movido por interesses escusos, pode ter efeitos devastadores na vida de qualquer cidadão, especialmente, quando praticado por um grande veículo de comunicação. Foi isso que a revista Veja fez ao publicar um extrato falso de uma suposta conta que que teria na Suíça. Hoje o banco acabou definitivamente com todas as dúvidas sobre o assunto com uma nota. A revista vai responder à justiça brasileira e também à suíça.” Como dava trabalho aos zagueiros, talvez Romário seja o único político a colher dividendos no momento atual que o País enfrenta.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.