sexta-feira, 21 de agosto de 2015

O boato como Ciência


Costumo dizer que, no Brasil, se a universidades produzissem Ciência como produzem boatos e fofocas, estaríamos entre os primeiros em todos as listas. O problema é que o boato não tem como se transformar em Ciência. A não ser que seja na área da Propaganda, quando, dizem, o “boca-a-boca” é mais poderoso que quaisquer das técnicas de propagação de mensagens. Não deixa de ser verdade: uma marca contra a qual um consumidor decida fazer uma “propaganda”, dificilmente fica incólume ao boato. Mas, quando digo que mais se produz boatos que Ciência na universidade brasileira, é apenas uma alegoria para o fato de o quanto, em determinadas instituições, as pessoas deixam de produzir para tratar da vida dos outros, nos corredores. O boato, pelo jeito, jamais se transformará em Ciência. Mas, o tempo que se gasta produzindo boatos, pode, muito bem, ser usado para produzir benefícios científicos para a sociedade. É um desafio! Resta saber se queremos vencê-lo.



Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.