quinta-feira, 5 de novembro de 2015

A gestão compartilhada da Pós-graduação

Há um equívoco grave entre as pessoas, digamos, “que militam” na Pós-graduação brasileira: centrar “culpas” nas instituições. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por exemplo, é vista como se fosse uma Instituição culpada por tudo o que há de errado na Pós-graduação do País. Acontece que a CAPES toma decisões colegiadas. Baseadas em avaliações cujos instrumentos são discutidos com a comunidade acadêmica. Decisões da CAPES, portanto, não são individuais: são compartilhadas. Acontece, da mesma forma, na relação entre as Pró-reitorias e os programas de Pós, nas universidades brasileiras. Decisões, ainda que individuais, são compartilhadas. Não podem, portanto, ser atribuídas apenas às instituições. Afinal, nós somos as instituições das quais somos servidores assim como nós somos a CAPES, quer queiramos ou não. Aceitemos este princípio para que tenhamos uma Pós-graduação melhor no País.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.