terça-feira, 3 de novembro de 2015

Fim do romantismo na Internet

A cada dia que passa “a era do romantismo” na Internet está ais distante. O IG, pioneiro da “Internet Grátis” no Brasil, já anunciou aos seus usuários que, a partir do dia 16 de novembro de 2015, não mais permitirá a sincronização automática dos seus serviços IMAP/POP1. Esses protocolos permitem um caminho para que os serviços cheguem direta e automaticamente aos gerenciadores de e-mail, como os Outlook, por exemplo. Com a decisão, só terá acesso completo aos serviços que assinar a conta premium do e-mail IG. Ainda não se nos apresenta como tendência. Ao contrário, a gigante Microsoft passou a oferecer grátis até a atualização da sua joia, o Windows 10. A empresa também oferece o pacote Oficce 365 grátis para estudantes. Mas, pode ser que o movimento do IG seja seguido por serviços de e-mails em todo o mundo. Isso empurraria os usuários a centrarem seus serviços de e-mail e uma única empresa. A Google, por enquanto, não dá nenhum sinal de que passará a cobrar pelo fluxo de dados em seus servidores. Aos usuários, no entanto, principalmente universidades e estudantes, cabe ficar de olhos bem abertos: talvez estejam sendo atraídos para serviços que, no futuro, sejam cobrados.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.