segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

A formação profissional no Brasil

No Brasil, quem garante a formação para o exercício profissional é o curso de Graduação. E quem certifica única e exclusivamente para o exercício profissional é o Ministério da Educação, por meio das universidades. Só há uma área cujo exercício profissional não é certificado pela universidade. A do Direito. Nesta área, além de “passar por um curso de Direito” na faculdades e universidades, o profissional, depois de formado, é obrigado a enfrenar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Sem a carteira da Ordem, o advogado não pode exercer a profissão. Em outras áreas, como a da Medicina, por exemplo, os Conselhos tentam aplicar exames que, no entanto, não possuem o mesmo status do exame da OAB. Chego sempre a me perguntar se faz sentido, após o período de formação, alguém precisar de uma autorização, que não seja um diploma reconhecido pelo MEC, para o exercício da profissão. Mas, se não faz sentido, quem se sentir prejudicado que recorra à Justiça, pois, é assim que funciona no Brasil.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.