quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Temor pelo futuro da democracia

Confesso: a cada fato e a cada versão distorcida de alguns fatos aumenta meu temor pelo futuro da democracia brasileira. Mais grave é perceber uma certa letargia dos intelectuais brasileiros que viram Chico Buarque de Holanda ser execrado e pouco, ou quase nada, fizeram. Não me parece à altura os contrapontos da academia em relação ao avanço do pensamento retrogrado nas mídias, nas ruas e nas próprias universidades. Espaço de luta pela redemocratização do País até o movimento explodir nas ruas, as universidades hoje, com o projeto de expansão, abrigam novos ícones do pensamento reacionário. Bradam a espada moralista da direita e os intelectuais da antiga esquerda parecem chorar a orfandade diante dos fatos (e das versões deles divulgadas). Não se trata, porém, de se defender Dilma Rousseff ou Luiz Inácio Lula da Silva. Que sejam julgados e paguem se forem encontradas provas robustas contra eles. E que assim o seja, no entanto, sem que a democracia brasileira corra riscos. É nosso dever defende-la!


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.