sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

A matemática do professor tradicional

Na visão do professor (ou professora) tradicional, qualquer fracasso escolar só tem um culpado: o estudante Que não se dedicou, não prestou a atenção, não fez a tarefa conforme o solicitado, enfim, aquele professor que se considera o supremo ser na arte de “transmitir conhecimentos” perdeu a capacidade de olhar para si e perguntar: serão eu não sou cúmplice neste fracasso? De acordo com a matemática de um professor (ou professora) tradicional, em uma turma de 30 estudantes, só podem ser aprovados três. Nesta matemática do fracasso, professor bom é o que (sempre) reprova mais que aprova. “Não estou aqui para aprovar ninguém, mas, para ensinar”, esbraveja. É incapaz de olhar para a mesma conta que justifica o sucesso que ele atribuiu a si de forma diferente: se de cada 30 só três são aprovados, o problema não estaria em mim? Talvez o primeiro problema esteja exatamente no modo tradicional de enxergar o processo educacional. Sem mudar tal perspectiva do olhar, só a matemática tradicional será capaz de fazer sentido.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.