sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Inclusão e qualidade de vida

No capitalismo só há uma forma de aprimorar o próprio capitalismo: incluir pessoas no mercado consumidor. E só existe uma forma infalível de se incluir pessoas: é com a Educação. Do menor ao maior grau. Acontece que no sistema capitalista há quem tire vantagem ao retardar o máximo possível a inclusão das pessoas: os políticos. Gestores municipais, estaduais e federais pregam que investem em Educação, mas, no fundo, não fazem. Por receio da inclusão de pessoas. Que passam a ganhar mais dinheiro, ter acesso aos bens e serviços, e se tornam mais críticas. Ao se tornarem mais críticas, libertam-se. Quem atinge determinado grau de autonomia não se deixa mais enganar. O ciclo vicioso se transforma em círculo virtuoso. E nenhum político tradicional quer isso. Eis a razão de os discursos serem sempre distanciados da prática quando se fala em Educação no Brasil.


Visite também o Blog Gilson Monteiro Em Toques e o novo Blog do Gilson Monteiro. Ou encontre-me no www.linkedin.com e no www.facebook.com/GilsonMonteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Comente! Seu comentário é fundamental para fazermos um Blog participativo e que reflita o pensamento crítico, autônomo livre da Universidade Federal do Amazonas.